MINHA RAZÃO DE VIVER

MINHA RAZÃO DE VIVER
Pousando na Cortina de CD feita pela artista Socorro Rodrigues

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RESENHA DO FILME O QUARTO PODER

O filme Quarto Poder mostra claramente o que estamos acostumados presenciar no dia-a-dia através dos meios de informação. Neste filme é percebível a influência e o poder que a mídia exerce sobre a opinião pública.
Tudo começou quando Max um repórter de televisão que estava fazendo uma reportagem em um museu, que por pura coincidência presenciou Sam o segurança demitido do museu implorando a diretora da instituição pelo emprego de volta, mas ela não lhe deu atenção. Então a ameaçou com uma arma de fogo que disparou acidentalmente ferindo seu companheiro de trabalho e para piorar a situação fez a diretora do museu e uma professora com um grupo de criança de reféns.
O repórter decadente viu neste incidente a chance de voltar ao estrelato, onde sem nenhuma ética começa a manipular a situação propagando um verdadeiro show sensacionalista. Mostrando que nos bastidores dos meios de comunicação e informação existem interesses de todo tipo: particulares, políticos e principalmente econômico.
É impressionante observar como as pessoas recebem as informações da mídia e aceitam sem questionar se é verdade ou mentira, simplesmente acata como verdade absoluta e ponto final.
Segundo Lízia Sena “A mídia é considerada como o quarto poder porque ela manipula os indivíduos, forma opiniões, controla o comportamento e as atitudes da maioria da população, estes por não terem um senso crítico suficiente para distinguir entre a mentira e a verdade, acreditam em tudo que lêem ou assistem”.
Este filme revela o jogo de interesses da mídia na busca de audiência, ela transforma situações de perigo em espetáculo, pondo em risco a segurança de pessoas inocentes e ainda, atrapalha o serviço da polícia. O desfeche da história é comovente, e nos traz uma reflexão sobre a influência do “quarto poder” em nossas vidas.
Algumas vezes já havia questionado o poderio da rede Globo de televisão, mas só agora assistindo o documentário Muito Além do Cidadão Kane e fazendo pesquisas na internet sobre o assunto, pude ter respostas para alguns de meus questionamentos.
Percebe-se que assim, como no filme o documentário mostra o jogo de interesses que ocorre nos bastidores da vida real. O presidente da rede Globo através de amizades com políticos, acordos herméticos e também com o cancelamento enigmático da concessão de sua principal concorrente conseguiu expandir sua rede de TV em um império gigantesco.

Fontes Bibliográficas:
Filme O QUARTO PODER
Documentário MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE
Site http://liusena.wordpress.com/category/resenha-de-filmes/
acessado no dia 18 de Agosto de 2010
Fonte Imagem:pluhma.com/pointdatv.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário