MINHA RAZÃO DE VIVER

MINHA RAZÃO DE VIVER
Pousando na Cortina de CD feita pela artista Socorro Rodrigues

terça-feira, 18 de agosto de 2009

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CIBERESPAÇO

O ciberespaço é o espaço ou território construído a partir da internet, e no qual estamos interligados, trocamos dados, opiniões, nos relacionamos.
Esse espaço transforma as comunicações, diminui distâncias e modifica às relações temporais. Permite que nos movimentemos em poucos minutos ao redor do mundo e que nos relacionemos com pessoas variadas e de várias culturas. Segundo Lévy (1996) a virtualização é uma realidade, e o ciberespaço, é um novo espaço de desenvolvimento que não pode ser evitado. Sendo assim, surgiram os cursos de Educação a distância através da internet.




Os cursos a distância, mediada pelo computador, pode favorecer, mais ainda, o processo de aprendizagem ativa, a busca pelo conhecimento, a exploração e o pensar criativo, à favor da autonomia do estudante.


Depoimento de uma aluna do curso a distância da UAB/UnB

A UAB/UnB usando a internet ganha um espaço significativo na história da educação, a proposta de incluir a rede mundial de computadores no ensino é bastante oportuna, porque apresenta aos alunos uma maneira diferente de estudar. Quanto maior era o contato com o computador, minhas expectativas com o curso iam aumentando. As diferentes manifestações culturais que não conhecia me abriram as portas para me interessar pelas mais clássicas obras de artes às mais vanguardistas. É interessante variar as maneiras de estudar com programas e atividades. A diferença é sutil: ela tem um lugar quando o estudante analisa o que leu, viu e ouviu, e em saber que alguma obra de arte que não conhecia faz parte de uma história, torna-o capaz de entender os significados atribuídos a elas. Pra mim é a parceria mais perfeita que o Acre já fez com a EaD, o material didático que a UnB oferece é excelente, uma estrutura sólida com equipe pedagógica maravilhosa, com portal exclusivo e programa de cursos que faz com que o aluno valorize ainda mais a sua escola. A UAB/UNB tem o suporte de comunicação e altíssimo padrão de qualidade que visa ensinar seus alunos, uma nova forma de aprender.
Eutalia Maria Figueiredo de Souza, aluna do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Pólo de Cruzeiro do Sul/AC

Fontes: Texto de Larissa Medeiros e Wilsa Ramos para a disciplina de Estratégias de Ensino e Aprendizagem a Distância.





Nenhum comentário:

Postar um comentário