MINHA RAZÃO DE VIVER

MINHA RAZÃO DE VIVER
Pousando na Cortina de CD feita pela artista Socorro Rodrigues

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A ERA DIGITAL NA ESCOLA

Hoje, mais do que nunca, as novas tecnologias de comunicação e informação permitem acessar mundos até aqui inimagináveis. E conferem ao usuário uma autonomia de ação antes impossível, adaptando-se a suas características psicológicas, evolutivas e educativas como nenhuma outra. A informática pode ser uma ferramenta pedagógica da qual o estudante se utiliza para construir sua vida.
O uso do computador na sala de aula exige uma preocupação mais com o processo do que com o produto. Uma preocupação em preparar o estudante para tomar decisões e escolher seu caminho de aprendizagem, é preciso reconfigurar as metodologias didáticas tradicionalmente usadas na escola, nas quais o aluno é um mero receptor de informações, para conferir-lhes um cunho crítico e reflexivo mais consciente, em que projetos colaborativos e atividades cooperativas sejam desencadeados a fim de favorecer a construção coletiva do conhecimento.
O computador, portanto, é um recurso extremamente importante que precisa ser incorporado ao cotidiano escolar. Mas ele revelará benefícios tanto maiores quanto mais proporcionar ao estudante a oportunidade de expandir sua percepção do mundo e ampliar suas perspectivas de aprendizagem, envolvendo-o em trabalhos cooperativos e solidários, num ambiente de autonomia e liberdade. Isto lhe permite construir e reconstruir conhecimento e, acima de tudo, construir-se e reconstruir-se todos os dias como pessoa e cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário