MINHA RAZÃO DE VIVER

MINHA RAZÃO DE VIVER
Pousando na Cortina de CD feita pela artista Socorro Rodrigues

terça-feira, 29 de setembro de 2009

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO


Para que a tecnologia possa se revelar de maneira significativa como um agente de transformação qualificada da educação, a formação inicial de professores precisa urgentemente ser redimensionada, integrando aos projetos pedagógicos dos diferentes cursos de licenciatura não só o acesso às novas ferramentas, como a correspondente reflexão acerca de seus desdobramentos éticos, didáticos e socioeducativos sobre a vida contemporânea.

E a formação continuada, já nas escolas das redes públicas e privadas de todo o país, necessita ser planejada e implementada sob o enfoque educacional, balizando-se pela participação e pela discussão coletiva da comunidade escolar. Todos envolvidos devem tornar-se capazes de perceber a importância da tecnologia como suporte à educação e ao ensino, percebendo também a necessidade de se apropriar dos novos recursos tecnológicos, isto é, para poder usá-los de forma a estabelecer as pontes necessárias para o alcance de seus objetivos educativos.

O uso da tecnologia, por si só, não promove a melhoria do ensino e da aprendizagem. Só o uso pedagógico da tecnologia, por educadores que possam perceber a si mesmos e a seus alunos como usuários críticos e criativos dos recursos tecnológicos, pode encaminhar a qualificação da educação escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário