MINHA RAZÃO DE VIVER

MINHA RAZÃO DE VIVER
Pousando na Cortina de CD feita pela artista Socorro Rodrigues

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

TECNOTOPIA X TECNOFOBIA

A Tecnologia de comunicação e informação não é o futuro. É apenas o princípio, o início de uma profunda mudança, na forma como as pessoas se relacionam entre si e com o restante do mundo. Toda transformação encontra resistências. Há quem ache que a tecnologia é a solução para todos os males da humanidade e, por outro lado, há quem tema a invasão “alienígena” da máquina.
Em nossa sociedade vivemos entre dois pólos: a tecnotopia (prometeicos) x a tecnofobia ( fáusticos).
Para os fáusticos a tecnologia da comunicação afeta o jeito de fazer amigos, na medida em que se abrem outros caminhos de relação com pessoas que podem esta distantes no espaço e muito próximos nos interesses compartilhados. Pode influir no comportamento, pois leva os “navegantes” a culturas e subculturas antes desconhecidas. Ainda segundo eles, um problema grave que a internet pode aumentar é a presença de comportamentos anti-sociais, tais como o uso de drogas, racismo, comércio sexual.
Já para os prometeicos, a tecnologia de comunicação e informação esta provocando profundas mudanças positivas em todas as dimensões de nossa vida, hoje sem sair de casa pode-se fazer compras, visitar lugares, (cidades, museus, etc.) conhecer novas pessoas, obter novos conhecimentos, cursar faculdade e etc.
Enfim são tantos os benefícios, de modo que, a era da conexão e da mobilidade nos dá a idéia de que os veículos para nos comunicarmos não estão mais num espaço, mas que o espaço é interativo, ou seja, não existe apenas um ponto de conexão, pois esta conexão está por todo o lugar.
Negar ou apenas criticar o avanço da tecnologia é uma atitude cômoda para alguns que não compreendem a dimensão do que acontece. É preciso compreender que num tempo saturado pela informação, em grande volume e velocidade, passa ser vital nos educarmos todos para aprender a enfrentar essa nova realidade. Isso significa mais dialogo entre as gerações, especialmente para garantir que a reflexão possa colaborar para fazer melhor uso da informação.

Um comentário:

  1. Olá Milene,

    Muito boa a contribuição, trago o link do texto TENCOTOPIA x TECNOFOBIA, para complementar suas colocações: http://www.unb.br/ics/dan/Serie248empdf.pdf

    Abraços,
    Alexandra

    ResponderExcluir