MINHA RAZÃO DE VIVER

MINHA RAZÃO DE VIVER
Pousando na Cortina de CD feita pela artista Socorro Rodrigues

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

RESENHA DO FILME O SHOW DE TRUMA

Este filme apresenta uma reflexão sobre a influência da mídia na vida das pessoas, mostrando que os meios de comunicação fazem qualquer negócio para conseguir audiência. Até mesmo monitorar a vida de uma pessoa desde o nascimento, que é o caso de Truma que teve sua vida manipulada por Christof diretor de uma emissora de TV.
Truma sendo abandonado pelos pais foi adotado pela referida emissora. Dessa maneira Truma passou a ser vigiado constantemente por câmeras de TV e suas imagens transmitidas para milhões de telespectadores fazendo de sua vida um reality show, onde ele era o ator principal, mas só tinha um detalhe Truma não sabia que estava sendo filmado.
Isso tudo nos leva a analisar a questão da invasão de privacidade e exposição de imagem. Hoje é muito comum esse tipo de reality show só que em proporções diferentes. Ao contrário de Truma, as pessoas para conseguir fama e dinheiro fazem questão de participar desses programas. Na verdade atualmente, o reality show é um negócio lucrativo, tanto para os participantes quanto para a emissora que transmite.
No caso do filme só era lucrativo para a emissora que a cada dia aumentava o índice de audiência e ainda ganhava fazendo merchandising de alguns produtos como: alimentos, utensílios, revistas e outros.
Truma apesar de preservar um grande amor por Sílvia (uma coadjuvante) passou anos de sua vida sem questionar sua realidade, mas quando uma câmera de TV quase cai em cima de sua cabeça e também quando liga o som do carro e escuta uma estação de radia falando a respeito dele. A partir daí, começa a examinar tudo a sua volta, onde percebe que estar sendo espionado.
Depois de algumas descobertas Truma tenta sair da ilha, uma possibilidade seria pelo mar, mas ele tinha trauma do mar. Trauma esse esquematizado pelo diretor, no episódio do acidente no barco, causando a morte de seu pai. Pela estrada também não conseguiu devido um grande vazamento. Tudo isso o levou a descobrir que sua vida era uma farsa, sua mulher, vizinhos, amigos e etc.
Truma ciente da situação tenta se libertar do mundo fictício e sai em busca de sua liberdade, de novos conhecimentos e também de seu grande amor, ou seja, sai em busca do mundo real. Enfim, este filme nos faz questionar sobre as estratégias da mídia para nos manipular em criaturas conformadas e alienadas. Segundo Fabiano Dornelles “Ainda não vimos todos os capítulos que a mídia é capaz de fazer, entretanto temos que ficar atento para não deixá-la nos subjugar”.

Referências Bibliográficas e fonte de imagem:
http://fabianojd.blogspot.com/2009/09/midia-marketing-etica-e-manipulacao-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário